sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

UMA FLOR SEM PÁSSARO É SOCIALISMO SEM MÚSICA

(LAILTON ARAÚJO)

Resumo:
O tal socialismo era real ou fruto dos “porres” nas mesas e rodas movidas a álcool?


É manhã e chove! Um vento bem suave anuncia a próxima estação... A primavera chegará? Será o período em que as flores - ainda vermelhas - entrarão em desarmonia com algumas espécies de pássaros? O socialismo acabará?

A nova primavera trará boas recordações de outras épocas. Eram divertidas as discussões políticas, regadas à cerveja, cachaça, whisky e conhaque! Existia uma certa preocupação com os rumos da nação brasileira e o mundo. Universitários, doutores, operários, artistas, sacerdotes, donas de casa e grandes pensadores, participavam dos movimentos políticos de condução e reconstrução nacional. Bebia-se o sonho socialista! O tal socialismo era real ou fruto dos “porres” nas mesas e rodas movidas a álcool? É preciso acordar em plena manhã, abrir olhos e ver que a utopia do passado virou uma tremenda dor de cabeça. O socialismo acabou depois da bebedeira?

Boa parte dos administradores públicos do Brasil (socialistas, capitalistas e sem “istas”) é maquiavélica... Eles varrem os problemas sociais do país para debaixo do tapete. Serão tapetes vermelhos, azuis, verdes ou amarelos? O camelô que vende o “CD pirata” será preso? Os apontadores do “jogo do bicho” serão reprimidos? A meninada que dança o “Funk Carioca” será discriminada? Os morros e vielas do acaso serão aplanados para a construção de novos aeroportos, praças, ruas, avenidas, condomínios de luxo, e novos cartões postais das metrópoles tupiniquins? O socialismo acabou na paisagem capitalista?

Caminhando e cantando (lembrando Vandré) nas ruas da capital paulista no início da semana, vi muitas pessoas defendendo alguns “trocados”... Eram ambulantes! Vendiam CD’s piratas, churrasquinhos de gato, cachorro-quente e outros produtos que não consigo lembrar. Tomei coragem e conversei com um dos ambulantes. Fiquei surpreso! O tal “mascate” é diplomado na vida... “Não se joga sujeira varrida debaixo de tapete” – falou o sujeito! Ouvimos gritos... Ele correu! O “rapa” chegou... Percebi que a “porrada” da “Guarda Metropolitana de São Paulo” machuca a cabeça, o ego e o bolso de qualquer cristão ou ateu!

Algumas pessoas sobem na vida! Quando chegam ao poder - os que não possuem caráter - vendem o corpo, a alma e a dignidade! São bons atores! Para a população desinformada: são os salvadores da pátria. Será que possuem a inteligência, sensibilidade e competência de um estadista? Boas intenções ou tentativas não saciam a fome, não educam, e não devolvem a dignidade perdida de qualquer ser humano. As populações carentes e não carentes necessitam de benefícios sociais associados à criação de postos de trabalho e escolas. A ajuda governamental ou privada (esmola disfarçada) vicia o cidadão! O socialismo acabou ou é uma necessidade política momentânea? O socialismo acabou sem música?

O Brasil nas futuras primaveras espera soluções reais. Seus cidadãos querem salas amplas, tapetes sem sujeiras por cima ou por baixo, sem maquiagem política e sem cara de carpete burguês! O socialismo acabou ou é uma farsa?


Biografia:
*** LAILTON ARAÚJO *** 1) Sou músico, arranjador, compositor, cantor, estudante de Ciências Biológicas, ex-professor voluntário de Biologia e Geografia, pesquisador de ritmos regionais brasileiros e aprendiz de escritor nas horas vagas. *** 2) Nasci em Sertânia - Estado de Pernambuco - Brasil. Trabalho há 26 anos nas áreas de produção musical, divulgação, agenciamento artístico e gravação em estúdio. *** 3) Fundei em 1981 a BANDA MOXOTÓ - grupo nordestino de renome nacional - e sou um dos principais componentes. *** 4) Desenvolvendo carreira solo desde 2003, apresento o show de MPB - "TERRA E MAR". Nesse evento existe a poesia em fusão com a musicalidade universal. O amor, a esperança, a ecologia e a nova visão do ser humano, são enredos necessários à paz e harmonia do planeta Terra. *** 5) Contatos: lailtonaraujo@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário