sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

OS IDEAIS LIBERTÁRIOS NA PRINCESA DO MOXOTÓ

JOSESSANDRO ANDRADE

Ao contrário do que pensam os diletantes, Sertânia é um município onde seu povo tem toda uma tradição de rebeldia e independência.Os ideais libertários estão na formação de sua gente, com Joaquim Alves de Siqueira, que participou da Revolução Praieira, no Recife, Entre 1848 E 1852, da qual gerou o sentimento nativista a originar nomes de famílias como PATRIOTA, BRASILEIRO, PERNAMBUCANO E BRASILIANO, este último adotado pelo nosso revolucionário, QUE PASSA A ASSINAR-SE Joaquim Brasiliano De Siqueira.
A ideologia do socialismo aportou em Sertânia ainda no final da década de 1930, através daquele que pode ser tido como um dos primeiros comunistas do sertão : José Nobre Formiga, que em 1937 foi perseguido pelo estado novo e em 1964, seria pelo Regime militar. Nobre Formiga, que hoje é nome de rua na vila da COHAB, é o pai da Professora Sílvia Araujo, casada com o músico Demétrio Dias Araujo,Ambos pais de Walldir, Inalda, Walter, Marcone, Eliane, médicos, professores e bioqímicos.
Já nos anos 40, promotor público em Sertânia , o Dr. Paulo Cavalcanti, Fundou a Biblioteca Joaquim Nabuco, do América E. C., foi redator do Jornal FOLHA DO SERTÃO,(editado por Paulo Oliveira) e organizou um comício pela paz, com a vitória das forças aliadas na segunda guerra mundial, reunido mais de cinco mil pessoas na praça central da Cidade. Mais tarde, Paulo Cavalcanti seria advogado de presos políticos, deputado estadual um dos mais valorosos quadros do Partido Comunista Brasileiro(PCB).
Em 1946, as oligarquias rurais e a burguesia industrial e comercial sertaniense, encastelada nos partidos tradicionais da época, PSD e UDN, tomaram um susto com o resultado das eleições presidenciais no povoado de Caroalina, que pertence ao município de Sertânia. É que os operários da fábrica desfibradora de caroá, do empresário e cacique Político Epaminondas Morais, ao invés de votarem no candidato do patrão, sufragaram emmassa no candidato do PCB Yedo Fiuza, dando-lhe a vitória naquela localidade. Ao que tudo indica influenciados pela pregação de LEODEGÁRIO CRISÓSTOMO . Ainda hoje, a velha fábrica guarda numa parede uma pintura de propaganda eleitoral com a foice e o martelo,símbolo dos comunistas, fato documentado pelo PARTIDÃO.
Documentos no Acervo Público Estadual Jordão Emerenciano,Tais como relatórios de agentes dos órgãos de informação dão conta que em meados da década de 1950, O partido comunista funcionava a pleno vapor em nosso município. O golpe militar de 1964 atingiu os socialistas sertanienses se movimentando com certa desenvoltura pelo movimento camponês,pelo meio estudantil,e no cenário político –partidário local: classificador de algodão, Manfried Nigro, descendente deitaliano,vereador eleito pelo PTB , mas que pertencia ao PCB clandestino; Zé Andrade,ex-líder estudantil e liderança camponesa( CRC- companhia de revenda e colonização), quetinha ligações com Francisco Julião e as ligas camponesas e com o Governo Arraes,através de Jadder de Andrade; João Belarmino, que além de notável atleta de futebol, havia sido líder da Juventude, era professor e dono do colégio comercial de Sertânia; Adilson Freire, destacado Professor e advogado; os irmãos Belo(irmãos de “Zé Mago”) Antônio, Emanuel e Joaquim...Jovens estudantes e poetas.(abrimos parênteses para destacar a figura de Maria Belo, a Inez Olidé da Silva,artista plástica, escritora de bastante prestígio na Bélgica, que pertenceu a organizações clandestinas de esquerda, inclusive da luta armada, sendo exilada.Todos acabaram vítimas da feroz perseguição dos golpistas, que auxiliados pela deduragem instalada no poder local,caçaram como feras os que discordavam do novo regime .Prisões,torturas, exílio , desaparecimentos e mortes, pagando caro pela opção ideológica que fizeram,tendo que responder inquérito policial ilitar,reorganizar suas vidas em outras terras, alguns ainda com medo da “sombra” dos anos de chumbo, onde para eliminar adversários do sistema ,acima e abaixo se matava gente...O tenente que comandou as perseguições desta monstruosa caçada humana foi condecorado pelos que governavam Sertânia na época, com direito até a jantar de homenagem , segundo nos revelou o Dr .Edílton Lacerda, estudantes neste período.
A recomposição das forças políticas de esquerda foi tomando forma na resistência democrática à ditadura militar, através do MDB em Sertânia, por intermédio de Wamberto David de Vasconcelos, Micena Pontes, Diércio Ferroviário, Nequinho, Carlos Celso (DER),Prof. Luiz Wilson,João Clímaco Chaves, Evandro Laet, prof. Ivan de Lima, Luciano Teixeira,entre Outros.Movimentos da juventude como o grupo “disparada”, o jornal “O CARCARÁ” e a Semana Estudantil de Arte, serviram de espaço aberto para a contestação política, que vai se cristalizar em 1983, com a fundação do PT em Sertânia e a organização popular em Sindicatos e associações de bairros e do ponto de vista eleitoral com a eleição de Isidoro Simões como primeiro vereador do PT no sertão do MOXOTÓ em 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário