sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A JUVENTUDE E SUA PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM SERTÃNIA

JOSESSANDRO ANDRADE

SERTÃNIA, COMO VIMOS ANTERIORMENTE SEMPRE TEVE UMA TRADIÇÃO LIBERTÁRIA EM SEU POVO, EMBORA FOSSE MINORIA , OS QUE CONTESTAVAM A ORDEM VIGENTE MARCAVAM SUAS POSIÇÕES DE FORMA FIRME , CHEGANDO INCLUSIVE A INFLUENCIAR NA FORMAÇÃO DE OUTRAS PESSOAS.
A JUVENTUDE HISTORICAMENTE TEM SIDO A FACE REBELDE DE SERTÂNIA.NA DÉCADA DE 60 HAVIA OS COMUNISTAS, MANFRIED NIGRO, FORMIGA E OUTROS. ADILSON FREIRE E JOÃOBELARMINO, JÁ BEIRAVAM OS TRINTA ANOS , SEGUINDO ENTÃO A CARREIRA DE PROFESSORES. NO MOVIMENTO ESTUDANTIL DESTACAVAM –SE ZÉ ANDRADE E OS IRMÃOS BELO, IRMÃOS DE ZÉ MAGO: JOAQUIM (QUINCA),EMANUEL( MANINHO)EANTÔNIO.PONTIFICAVAM NO GRÊMIO ESTUDANTIL DA ESCOLA OLAVO BILAC.PARTICIPAVAM DE CONGRESSOS SECUNDARISTAS, PROMOVIAM DEBATES E REIVINDICAVAM OS DIRETOS DA CLASE ESTUDANTIL, COMO A MEIA –ENTRADA NO CINE EMOIR, ENTRE OUTROS. .APÓS O GOLPE MILITAR DE 64 QUANDO ACONTECERAM AS PERSEGUIÇÕES, PRISÕES E DESAPARECIMENTOS, HOUVE UM DESMONTE DESTA AGITAÇÃO, MAS NÃO POR MUITO TEMPO. ANTÔNIO , JOAQUIM E EMANUEL BELO, ZITO VITAL, MARIA JOSÉ BARBOSA, BASTINHO, ZEZINHO DE CARLOS CRIARAM O JORNAL CORREIO DO ESTUDANTE,COM BONS TEXTOS SOBRE A CONJUNTURA POLITICA DA ÉPOCA. COMO O MOVIMENTO ESTUDANTIL ESTAVA SENDO MUITO VIGIADO, OS JOVENS SERTANIENSES AGRUPARAM-SE ATRAVÉS DO MOVIMENTO CULTURAL DO GRUPO DISPARADA, CONSTRUINDO UMA ALTERNATIVA DE QUESTIONAMENTO DA REALIDADE POLÍTICA E SOCIAL DA ÉPOCAE INTRODUZINDO NOVAS FORMAS DE PENSAR E AGIR TRAZENDO PARA A CIDADE AS NOVIDADES QUE SURGIAM NO MUNDO A PARTIR DE 1968.
NA DÉCADA DE 70, A CASA DE ESTUDANTES DE SERTÃNIA LOCALIZADA NO RECIFE, PASSA A SER O EPICENTRO DAS IDÉIAS DE RENOVAÇÃO E AVANÇO PARA A PRINCESA DO MOXOTÓ, REUNINDO ESTUDANTES QUE QUERIAM DE CERTA FORMA INTERVIR NA ROTINA DE SUA TERRA NATAL , PRÁ QUE O SEU POVO TIVESSE NOVAS OPÇÕES DDO PONTO DE VISTA POLÍTICO, ECONÔMICO E CULTURAL. ESTE PROCESSO VAI SE PROLONGAR ATÉ OS DIAS ATUAIS, ONDE APESAR DA CULTURADE MASSA , MUITOS JOVENS SERTANIENSES, RESIDENTES AQUI OU NA CASA DE ESTUDANTES, NA CAPITAL PERNAMBUCANA MANTEM OS IDEAIS E A BUSCA PELA TRANSFORMAÇÃO DA MENTALIDADE, CADA VEZ MAIS ALIENADA PELA MIDIA E PELO PODER POLÍTICO E ECONÔMICO DOMINANTE.
COM O FIM DA DITADURA MILITAR E O RETORNO AO ESTADO DEMOCRÁTICO DIRETO,OS ESTUDANTES SERTANIENSES VÃO NOS ANOS 80 E 90, JÁ COM OUTRAS BANDEIRAS, MAS COM IDEALISMO DE SEMPRE, CONTINUAR A SUA LUTA PELA RESISTÊNCIA CULTURAL E PELA EMANCIPAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DE CIDADANIA DA POPULAÇÃO.



GRUPO DISPARADA

ÉSIO RAFAEL COSTUMA CONTAR QUE EM 1967, MORAVA EM CARUARU E FAZIA PARTE DO GRUPO EVOLUÇÃO, DE VITAL SANTOS. INSPIRADO POR ESTA PASSAGEM, AO CHEGAR EM SERTÂNIA PEDIU A ANACLETO CARVALHO O NOME DE CINCO PESSOAS PARA FORMAR UM MOVIMENTO DE TEATRO EM SERTÂNIA:HUGO ARAUJO, JAILSON VITAL, ROBERTO PATU, JOSÉ CARNEIRO E HERBERT LEAL. APÓS ALGUMAS REUNIÕES NA ESCOLA DE DONA HÉLIA LEAL, MÃE DE HERBERT, PARA ESCOLHER DO NOME DO GRUPO, DUAS SUGESTÕES FORAM VOTADAS :”DISPARADA”, DE ANACLETO CARVALHO E “MUTAÇÃO”, PROPOSTA DE HERBERT, QUE FOI ESCOLHIDA.COMO ANACLETO TODA VIDA FOI TEIMOSO, CONTA-NOS ÉSIO, AO DIRIGIREM –SE PARA VENDA DO MAESTRO FRANCISQUINHO, NO PÉ DA LADEIRA, QUE VEM DA RUA DO MONTEIRO, PARA SUBIR PARA A ESTAÇÕA FERROVIÁRIA, PARA COMUNICAR A HUGO DE FRANCISQUINHO O RESULTADO DA REUNIÃO,ANACLETO PEGOU O VIOLÃO E COMEÇOU A CANTAR A MÚSICA”DISPARADA”, DE GERALDO VANDRÉ, QUE ESTAVA NO AUGE NAQUELE PERÍODO, E BRADOU: “O NOME DO GRUPO VAI SER DISPARADA MESMO!...” ASSIM COMEÇA-VA A HISTÓRIA DE UM IMPORTANTE MOVIMENTO DA JUVENTUDE SERTANIENSE.
AOS POUCOS FORAM SOMANDO-SE AO GRUPO INICIAL: ZITO VITAL, MARCOS NIGRO,MARCOS CORDEIRO(QUE JÁ MORAVA NO RECIFE), ELISA FREIRE, INALDA LAFAYETE,ROSA NIGRO, MÉRCIA NIGRO, MARCOS FREITAS,AIRON LEITE(OMALA), PAULO DE JOSUÉ, ENTRE OUTROS.VITAL SANTOS , QUE MAIS TARDE GANHARIA UM MOLIERE(MAIOR PRÊMIO DE TEATRO NO BRASIL) , COM O GRUPO FEIRA DE TEATRO POPULAR DE CARUARU,DIRIGIU E MONTOU MUITAS DE SUAS PEÇAS TEATRAIS COMO “COM O PÉ NA COVA”, “RUA DO LIXO, 24”, “ARVORE DOS MAMULENGOS”, BEM COMO TEXTOS DE DIAS GOMES, STANISLAW PONTE PRETA,JORACY CAMARGO, MÁXIMO GORKY, ZÉ CARNEIRO E HOMERO FONSECA(“ A VIDA SOBRE DOIS ÂNGULOS”).
MAS, NA ÂNSIA DE OFERECER A POPULAÇÃO DE SERTÂNIA ALTERNATIVAS CULTURAIS CONSISTENTES O DISPARADA NÃO SE LIMITOU AO TEATRO. CRIOU UM JORNAL, UMA SEMANA DE ARTE E UM BLOCO DE CARNAVAL.
O DISPARADA JORNAL SURGIU NÃO APENAS PARA DIVULGAR AS ATIVIDADES DO GRUPO E PARA SERVIR DE PORTA-VOZ DE INFORMAÇÕES CULTURAIS,MAS ACIMA DE TUDO PARA SER UM ESPAÇO PARA EXPRESSÃO CRÍTICA DAS PESSOAS.AUDACIOSO, O JORNAL SE INTITULAVA “A CÓPIA QUE DEIXA O PASQUIM COM INVEJA”, NUMA COMPARAÇÃO COM O FAMOSO JORNAL HUMORÍSTICO BRASILEIRO.SEGUNDO CONTA-SE APÓS PUBLICAR UM TEXTO QUE TECIA CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS A GESTÃO DO ENTÃO PREFEITO JOÃO VALE, O GRUPO FOI A PREFEITURA, SOLICITAR UM PATROCÍNIO DO GOVERNO MUNICIPAL PARA UMA ATIVIDADE DO DISPARADA.AO CHEGAR LÁ UM ASSESSOR PERGUNTOU AO PREFEITO ,SE ELE IRIA APOIAR A AÇÃO DAQUELES MENINOS QUE HAVAM CRITICADO A SUA ADMINISTRAÇÃO NO JORNAL. AO
QUE JOÃO VALE RESPONDERA: “ELES ESTÃOMOSTRANDO ONDE EU TÔ ERRANDO, PRÁ EU CONSERTAR. ESTÃO ME AJUDANDO MAIS QUE VOCÊS, QUE FICAM AQUI DENTRO DO GABINETE, SÓ ME BAJULANDO E TRAZENDO FOFOCA, QUE EU JÁ DISSE QUE DETESTO”.FOI O SUFICIENTE PARA O ENTÃO PREFEITO CAIR NA GRAÇA DO DISPARADA OS“MENINOS”.PASSAREM A TER O APREÇO DO GESTOR MUNICIPAL, UMA RELAÇÃO DE RESPEITO E ADIMIRAÇÃO MÚTUA, APESAR DA DIFERENÇA IDEOLÓGICA.QUANDOELE FALECEU AINDA NO EXERCÍCIO DO MANDATO, O GRUPO DISPARADA ENCENOU “UMA HOMENAGEM A JOÃO VALE”, TEXTO DE JOSÉ CARNEIRO.

INSPIRADOS NA SEMANA DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO DE 1922, O GRUPO DIS PARADA REALIZOU A SEMANA DE ARTE DE SERTÂNIA, COM PEÇAS TEATRAIS DO GRUPO DE VITAL SANTOS(CARUARU-PE), INCLUSIVE A POLÊMICA ENCENAÇÃO DO POEMA “O UIVO” DO POETA DA GERAÇÃO BEAT, ALLAN GUINSBERG, PALESTRA COM O DEPUTADO FERNANDO LYRA, EXPOSIÇÕES DOS PINTORES SÉRGIO LEMOS, PAULO BRUSCKY EMARCOS CORDEIRO, MÚSICA COM ZÉ MARCOLINO, CANTADORES LOURIVAL BATISTA E PINTO DO MONTEIRO,ENTRE OUTROS.ESTA SEMANA, ANUALMENTE FOI REALIZADA ,DURANTE DOIS OUTRÊS ANOS SEGUIDOS, SENDO O EMBRIÃO DO QUE MAIS TARDE SERIA A SEMANA ESTUDANTIL, POSTERIORMENTE SEMANA ESTUDANTIL DE ARTE. INCLUSIVE SERVIU DE INFLUÊNCIA PARA QUE EM 1971, JOSÉ AUGUSTO E OUTROS ESTUDANTES CRIASSEM A FESTA UNIVERSITÁRIA DA SÃO JOSÉ DO EGITO, CUJA PRIMEIRA EDIÇÃO O DISPARADA PPARTICIPOU LEVANDO TRÊS PEÇAS TEATRAIS, UM TIME DE FUTSAL ,EXPOSIÇÕES E MÚSICOS.
O DISPARADA FOI O PRIMEIRO BLOCO DE CARNAVAL A ADMITIR MULHERES EM SUAS FILEIRAS.ANTES DELE ,SÓ AS DAMAS DA NOITE DO “CORAÇÃO MAGOADO”, QUE REUNIA AS PROFISSIONAIS DO SEXO DA ZONA DO BAIXO MERITRÍCIO.O XERÉM REUNIA OS FILHSO DA ELITE, DAS FAMÍLIAS TRADICIONAIS E DA CLASSE MÉDIA ALTA.QUANDO O DISPARADA RESOLVEU ROMPER COM O MACHISMO , MUITAS MULHERES ADERIRAM AO BLOCO, BOA PARTE DELES COM NAMORADO NO BLOCO RIVAL ,LEVANDO-OS A LOUCURA.EM UM CARNAVAL, CHATEADOS COM O MULHERIL EM SUA S FILEIRAS , O XERÉM SAIU COM ESTE CARTAZ NA FRENTE DO DESFILE, QUE ERA UMA SADIA PROVOCAÇÃO”NÃO DISPAREMEM NÓS”. A REPERCUSSÃO FOI IMEDIATA.NO OUTRO DIA, O DISPARADA, APÓS REUNIR O SEU ALTO COMANDO, SAIU COM OUTRO CARTAZ, COM UMA RESPOSTA AO XERÉM, BEM HUMORADA:”NEM COM LEITE PRESTA...”
A REVOLUÇÃO DOS COSTUMES DETONADA PELO MUNDO, O MOVIMENTO HIPEE,AS LUTAS FEMINISTAS CHEGARAM A SERTÃNIA ATRAVÉS DE ESTUDANTES QUE MORAVA NA CAPITAL E DO GRUPO DISPARADA.ELES CONTRIBUIRAM MUITO PARA RENOVAR A CULTURA ÉTICA DA CIDADE , BASEADA NUM MORALISMO RÍGIDO, EIVADO DE UM CATOLICISMO ULTRA CONSERVADOR.LUGARES PROIBIDOS PARA MULHERES ANDAREM COMO BARES E SINUCAS,O QUE ERA IMPENSÁVEL E DESMORALIZANTE, FORAM TABUS QUEBRADOS.ALGUNS SEGUIRAM A VIDA DE HIPPES, COMO DJELSON FREIRE E ZITO VITAL, ABANDONANDO ANOS MAIS TARDE
HAVIA SIMPATIA POR AQUELES JOVENS, ALEGRES E RUIDOS,QUE NAS FÉRIAS SURPREEN-DIAM AS RUAS COM OS FAMOSOS “ASSUSTADOS” , FESTINHAS NAS CASA DE FAMÍLIA E COM SERENATAS, MAS DESPERTAVAM TAMBÉM DESCONFIANÇA E A REAÇÃO DOS SETORES MAIS CONSERVADORES DA CIDADE QUE NÃO VIAM COM BONS OLHOS AQUELE IRREVERÊNCIA, AQUELES CABELOS CUMPRIDOS , OS VIOLÕES, A POSTURA MEIO CIGANA E CIRCENSE DOS JOVENS DOS ANOS 60 E 70, QUE TRAZIAM TANTAS NOVIDADES PRÁ UMA PACATA COLÔNIA DO MOXOTÓ PERNAMBUCANO. A IGNORÂNCIA PRODUZIU MUITOS BOATOS. PRIMEIRO DE QUE ELES,(QUE ESTAVAM MUITO MAIS PRO “PAZ E AMOR” DA GERAÇÃO “PEACE AND LOVE”)TERIAM ARMAS ESCONDIDAS PARA UMA GUERRILHA, DEPOIS DE QUE TODO MUNDO DO DISPARADA FUMAVA MACONHA, OU DE QUE ERAM OS HOMESN GAYS E AS MULHERS SAPATÕES.COMO SE VÊ O DESPREPARO PARA ENTENDER AS MUDANÇAS SOCIAIS E A FALTA DE COMPETÊNCIA PARA INTERPRETÁ-LAS,É ANTIGA NA SUA CONSEQUÊNCIA DE GERAR CALÚNIAS, DISTORÇÕES, PRECONCEITOS, INJUSTIÇAS E ABSURDOS.
DESTA MANEIRA PODEMOS ENTENDER, QUE O GRUPO DISPARADA FOI UM DIVISOR DE ÁGUAS DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NA VIDA SOCIAL E CULTURAL DA SOCIEDADE SERTANIENSE, PARTICULARMENTE DA JUVENTUDE ESTUDANTIL DE NOSSO MUNICÍPIO.

JORNAL CARCARÁ E O TEATRO DE ESTUDANTES

EM PLENA DITADURA MILITAR, APÓS O FIM DO GRUPO DISPARADA ,EM1974, UMA NOVA GERAÇÃO DE JOVENS SURGE EM SERTÂNIA. ERA A FASE DE LUTA CONTRA A CENSURA, PELA ANISTIA AOS PRESOS POLÍTICOS. DISCUTIA-SE A INFLUÊNCIA DAS MULTINACIONAIS NA VIDA BRASILEIRA,AS COMUNIDADES ECLESIASIAIS DE BASE DA IGREJA CATÓLICA PROGRESSISTA DESPONTAVAM COM TODO FERVOR, NA LUTA POR TERRA, TRABALHO , MORADIA E LIBERDADE.A POESIA POPULAR NORDESTINA ERA REDESCOBERTA PELA MPB.
EM SERTÂNIA, OUTROS JOVENS COMEÇAM A VIVER ESTE RICO PERÍODO DA CENA CULTURAL DA CIDADE.TEMPOS DA SEMANA ESTUDANTIL,EVENTO DE CULTURA E ESPORTE , QUE DISCUTIA OS GRANDES TEMAS NACIONAIS, TRAZIA SHOWS MUSICAIS , PEÇAS TEATRAIS,MOSTRA DE FILMES POPULARES, MOVIMENTO SUPER 8, VIVENCIAL DIVERSIONES, ETC. OS LÍDERES DESTE MOVIMENTO ERAM WILSON FREIRE(BIDA)E LUCIANO TEIXEIRA.PARTICIPAVAM TAMBÉM FRANCISCO FERREIRA(CHICO DE NESTOR),GRIPA DE SERTÃNIA, EDSON BARBOSA (DE DUCA),AIRTON FREIRE,FERNANDO PATRIOTA, CIRILO ARAUJO.
ALÉM DA SEMANA ESTUDANTIL, AS ATENÇÕES DESTE GRUPO ESTAVAM VOLTADAS PARAO TEATRO. A PEÇA TEATRAL “RUA DA CRUZ, SEM NÚMERO”, ENFOCA O COTIDIANO DE MISÉRIA DE UMA CONHECIDA RUA DA PERIFERIA DE SERTÂNIA.ESCRITO POR WILSON FREIRE, COM TRILHA MUSICAL ORIGINAL DE DE RENILDO SIQUEIRA(GRIPA DE SERTÂNIA),O ENREDO ABORDA A QUESTÃO DA HABITAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS , A MORTALIDADE INFANTIL,A FOME, ALIENAÇÃO, ENTRE OUTRAS QUESTÕES.NO ELNCO ALÉM DE WILSON E GRIPA, O POETA LUIZ CARLOS MONTEIRO, EDSON DE DUCA, O CINEASTA DJAIR FREIRE, O CANTOR ROBERTO LOPES, O ARTISTA PLÁTICO ANTÔNIO PATRIOTA(TOINHO DE ANTÔNIO DOTÔ),LINADJA,CHICO DE NESTOR, LUCIANO TEIXEIRA,CIRILO ARAUJO,ASSIS JÓIA, NENA DE DEJA, EDMILSON FUMACHU, GILDETE, ELBANI FREIRE,ZUZA DE ZÉ DE ADAUTO,ASSIS JÓIA, ENTRE OUTROS. HAVIA AINDA WALMAR COMO MÚSICO, JUNTO COM GRIPA. APEÇA TEVE GRANDE REPERCUSSÃO NA CIDADE E FOI LEVADA A VÁRIAS CIDADES.POSTERIORMENTE UM GRUPO DO COLÉGIO NÓBREGA EM RECIFE TAMBÉM A ENCENOU-A.HOUVE AINDA A MONTAGEM DE “A TRISTE PARTIDA”,POEMA DE PATATIVA DO ASSARÉ, COM DIREÇÃO DE AIRTTON FREIRE, ATUALMENTE PADRE NA RUA DO LIXO, EM ARCOVERDE.POR ÚLTIMO, A PEÇA “A UTOPIA”, DE JAIRO ARAUJO, QUE INCLUSIVE TRABALHAVA NA PEÇA COMO UM PINTOR , QUE PASSA TODA A AÇÃO, PINTANDO UM QUADRO, QUE SE REVELA PARA O PÚBLICO NO FINAL DA HISTÓRIA, A ENAS COM “FIM“, PINTADO NA TELA...A PEÇA FOPI PROIBIDA DE SER ENCENADA EM SERTÂNIA,POR TER UMA TRILHA SONORA COM OS MALDITOS DA ÉPOCA JIMMY HENDRIX, NO DIA DA PROIBIÇÃO,OS INTEGRANTES DO GRUPO FIZERAM UM PROTESTO, ORGANIZANDO NO AMÉRICA ESPORTE CLUBE, UMA FESTA “DISCOTECA”, ENTITULADA “O ROCK CENSURADO”.CASA CHEIA...
ANSIOSOS PARA EXPRESSAR-SE DIANTE DA REALIDADE POLÍTCA NACIONAL E QUEBRAR AS ALGEMAS DA ALIENAÇÃO LOCAL, ESTE MESMO GRUPO DE JOVENS ,CRIOU EM 1981, O JORNAL “O CARCARÁ”, CUJO TÍTULO LEMBRA A CANÇÃO DE JOÃO DO VALE, CANTADA POR CHICO BUARQUE DE HOLANDA.NUM FORMATO DE ÁLBUM, COM UMA CHARGE NA CAPA, QUE LEMBRA O ESTILO DOS JORNAIS ALTERNATIVOS DAQUELE TEMPO.RECEBEM ATENÇÃO DOS “MENINOS” A QUESTÃO DA CRISE ENERGÉTICA, A SECA, E A SITUAÇAÕ DE DESCASO DA EDUCAÇÃO E DAS MORADIAS ESTUDANTIS. EM RELAÇÃO Á SERTÂNIA,” O CARCARÁ” TRAZ DENÚNCIAS SOBRE A PÉSSIMA SITUÇÃO DA CASA DE ESTUDANTE, ONDE O ENTÃO INTERVENTOR TARCISO BEZERRA, NOMEADO PELO PREFEITO DA ÉPOCA, AGIA AO ARREPIO NDA LEI, COM ARROGÃNCIA , PREPOTÊNCIA E EXPULSANDO SÓCIOS QUE NÃO FOSSEM DE SUA CORRENTE POLÍTICA, PROMOVENDO CAMPANHAS DE FILIAÇÃO AO PDS 1, COM INTIMIDAÇÃO AOS SÓCIOS. O JORNAL TRANSCREVE AINDA REPORTAGEM PUBLICADA NO JORNAL DO BRASIL, COM O TÍTULO DE “A ENGORA”, ONDE DETALHA O ESCÃNDALO DA EMERGÊNCIA INCLUSIVE COM FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS ENVOLVENDO ALTAS AUTORIDADES DAQUELES TEMPOS.MAIS ADIANTE, O JORNAL EXPÕE O DRAMA DOS MORADORES DA RUA DA CRUZ, AMEAÇADOS DE EXPULSÃO E DEMOLIÇÃO DE SUAS CASA POR PARTE DE UM LATIFUNDIÁRIO DA CIDADE COM COBERTURA DO PODER MUNICIPAL.ERAM REDATORES DO CARCARÁ NORMANDO VITAL(NORMANDINHO), LUCIANO TEIXEIRA, WILSON FREIRE,ESDSON BARBOSA(DE DUCA)MÁRIO MÁRCIO, CARLOS PATRIOTA, PAULO PATRIOTA (FILHOS DE IRENO E D. ROCILDA),CIRILO ARAUJO, ASSIA JÓIA,CHICO DE NESTOR, LUIZ CARLOS MONTEIRO, RENILDO SIQUEIRA(GRIPA), AIRTON FREIRE (HOJE PADRE).HAVIA TAMBÉM ESPAÇO PARA POEMAS DE THIAGO DE MELO, MAIAKOVSKY(DEPOIS DESCOBRIU-SE QUE ERA DE EDUARDO ALVES),WILSON FREIREE EDSON BARBOSA(ASSINAVA EDBAJO). O CARCARÁ FEZ UM SUCESSO ENORME , MAS QUE PENA...DUROU APENAS DOIS NÚMEROS...O SUFICIENTE PARA COLOCAR OS CONSERVADORES DA CIDADE EM POLVOROSA...
OS ESTUDANTES DA ÉPOCA PRODUZIRAM MUITO. WILSON FREIRE(BIDA) PUBLICOU OS LIVROS”POR QUE, MÃE MORENA?”, “ESPAÇO DE AUSÊNCIA”9COM PREFÁCIO DE PINTO DO MONTEIRO” E FOLHETOS DE CORDEL, GRIPA DESERTÃNIA DESENVOLVIA PARCERIA COM WILSON MUSICANDO POEMAS SEUS, DE PINTO DO MONTEIRO E GATO VELHO (REPENTISTAS COM OS QUAIS CONVIVIAM),LANÇARAM LIVROS LUIZ CARLOS “NA SOLIDÃO DO NEON”,ADA RODRIGUES”PASSO INCERTO DA POESIA NUA” , WALMAR GANHOU FESTIVAIS DE MÚSICAE DJAIR FREIRE FEZ UM FILME DOCUMENTÁRIO EM SUPER-8”PINTO DO MONTEIRO” .

Nenhum comentário:

Postar um comentário